sábado, 9 de janeiro de 2010

Por falar em crianças..

Inspirada em alguns adultos e pais frustrados, resolvi fazer uma reflexão sobre a infância. É aquele momento em nossas vidas que deveria ser tão especial, tão lindo e mágico mas nem sempre é assim, um mar de rosas.


Sempre tem alguém pra atrapalhar. É uma professora do jardim da infância que diz que você é burro e desorganizado que vai repetir o jardim três a vida inteira. Uma turminha do colégio que adora abaixar suas calcas no intervalo. É uma tia avó que chega na sua casa e fala pra sua mãe na sua frente "nossa como a fulaninha tem um nariz grande né? será que quando ela crescer melhora? porque se não melhorar você vai ter que dá um jeito nisso! Olha pra essa criança!" Até a televisão! Olha isso: "quem tem o palhaço Bozo, Papai Papudo, Vóvó Mafalda, Fofão e Cuca como entretenimento infantil não precisa de mais nada para ficar traumatizado". É claro que há traumas bem mais graves que esses que deixam marcas bem mais sérias e devem ser tratados. (para quebrar o gelo: http://www.mafiapower.net/traumas-de-infancia/)


Uma coisa importante a se frisar: crianças tem memória de elefante para lembranças ruins. Essa semana mesmo pude confirmar isso. Encontrei uma priminha minha que hoje tem 8 anos de idade depois de anos sem a ver. Assim que me viu entrando em sua casa correu para me interrogar. Ela relembrou algo que eu havia lhe dito quando ela tinha 6 anos de idade, uma coisa que parece que ficou mal resolvido pra ela que lhe chateou muito, e eu percebi que tinha cometido uma injustiça que magoou muito um coração inocente. Quantas vezes eu devo ter dito coisas parecidas a outras crianças sem perceber! Quantas vezes nós causamos conflitos nas cabeças dos pequeninos sem ao menos se importar. Semelhante aquela história dos pais que se separam e ficam jogando a criança um contra o outro. Isso é o que eu chamo de trauma! Essa crianca vai virar um adulto mal resolvido.

Talvez esses adultos rabugentos que vivem apenas pro trabalho, esses pais inconsequentes, essas pessoas consumistas, até mesmo essa gente mal caráter que vemos na televisão sejam apenas crianças mal compreendidas que cresceram sem querer.

Se você puder fazer alguma coisa por alguma criança mesmo que seja apenas pensar antes de falar, faca. O futuro do Brasil está na mão dessas crianças.


As lembranças da infância são eternas - fantasmas permanentes, selados, assinados, impressos, sempre visíveis. CYNTHIA OZICK.

3 comentários:

  1. Pior que é mesmo kkkkkkkk
    Pior ainda é aquela sua tia chata que chega apertando suas bochechas x.x

    ResponderExcluir
  2. De fato, boa parte do que somos hoje foi moldado quando éramos menores. Por um professor de natação féladamãe, hoje o cheiro de cloro não me faz tão bem, me trás lembranças ruins (quase me afoguei por causa daquele puto).

    Crianças aprendem o que elas vêm, o que elas escutam. E o que elas deveriam escutar eram pais decentes dando conselhos dencentes. Mas a maioria delas só tem as boas amigas Televisão e Internet para aprender! Que tipo de pessoa essas nossas grandes amigas poderiam moldar? Por isso temos uma sociedade de mini-anões pervertidos sexuais que lotam o Hot Zone (que um dia já foi chamado de Divertilândia)

    Agora eu entendo aquele aviso de "Não recomendado para menores" que aparecem nos programas de TV. O grande problema é que esse tipo de aviso só deixa o programa ainda mais atrativo para os pequenos. Mas afinal, que tipo de pai careta iria proibi-los de algo? Se ele proibir vai ser ainda pior, pois o programa ainda vai ser mais educativo quando a criança ver na casa do amigo.

    Bem, acho que já filosofei demais... é que você tocou num assunto que realmente me encomoda. Não gosto de ver crianças disperdiçando suas vidas posando de mais velhos. Não por eu me preucupar com a vida delas, mas por isso atrapalhar a minha.

    ótimo texto Nanda, depois eu digo mais sobre o que penso em relação a isso :D

    ResponderExcluir
  3. Esses cuidados devem ser tomados com todo mundo independente da idade (as pessoas magoam fácil) mas criança é pior, quando estamos formando a nossa personalidade, nossos valores morais, nossos gostos tudo é importante.

    ResponderExcluir